quinta-feira, 25 de novembro de 2010

mensagen

façamos de nossa vida uma extensão da noite de Natal,
renascendo continuamente em amor e fraternidade.
Natal, noite de alegria, Canções, festejos, bonança.
Que seu coração floresça Em amor e esperança!Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de ano nov

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ossos e musculos

Ossos, articulações e músculos


O osso é um tecido corporal que muda constantemente e que desempenha várias funções. O esqueleto é o conjunto de todos os ossos. O sistema musculoesquelético é formado pelo esqueleto, músculos, tendões, ligamentos e outros componentes das articulações. O esqueleto dá resistência e estabilidade ao corpo e é uma estrutura de apoio para que os músculos trabalhem e criem o movimento. Os ossos também servem de escudo para proteger os órgãos internos.

Os ossos têm duas formas principais: plana (como os ossos chatos do crânio e das vértebras) e comprida (como o fémur e os ossos do braço). Contudo, a sua estrutura interna é essencialmente a mesma. A parte rígida externa é composta, na sua maioria, por proteínas como o colagénio e por uma substância denominada hidroxiapatite, constituída por cálcio e outros minerais. Esta substância armazena parte do cálcio do organismo e é, em grande medida, a responsável pela resistência dos ossos. A medula é uma substância mole e menos densa que o resto do osso. Está alojada no centro do osso e contém células especializadas na produção de células sanguíneas. Os vasos sanguíneos passam pelo interior dos ossos, enquanto os nervos os circundam.

As articulações são o ponto de união de um ou mais ossos e a sua configuração determina o grau e a direcção do possível movimento. Algumas articulações não têm movimento nos adultos, como as suturas que se encontram entre os ossos planos do crânio. Outras, contudo, permitem um certo grau de mobilidade. É o caso da articulação do ombro, uma junta articulada esférica que permite a rotação interna e externa do braço e os movimentos para a frente, para trás e para os lados. Em contrapartida, as articulações de tipo dobradiça dos cotovelos, dos dedos da mão e do pé permitem apenas dobrar (flexão) e estender (extensão).

sistema urinário


sistema urinário

A excreção é responsável pela manutenção do volume e da composição do líquido extracelular do indivíduo dentro de limites compatíveis com a vida.

A excreção nos seres humanos ocorre de duas formas: através do suor e da urina.

A função principal do suor não é a mesma que a da urina. O suor está relacionado à perda de calor pelo corpo, funcionando como uma forma de refrigeração.

A formação do suor é regulada pela temperatura do corpo e não pela composição química do sangue ou dos líquidos que banham as células. Pelo suor é eliminado ácido úrico, uréia, sais minerais, aminoácidos, algumas vitaminas e água.

Já a quantidade e composição da urina eliminada depende da regulação renal. A composição da urina difere da do líquido extracelular em alguns aspectos: enquanto 95% dos solutos do fluido extracelular são constituídos por íons, a urina tem altas concentrações de moléculas sem carga, particularmente uréia.

A quantidade de solutos e água da urina é bastante variável e depende da alimentação variada. Isto significa que existe uma relação estreita entre a ingestão diária e a excreção urinária.

Um indivíduo normal quando ingere uma quantidade excessiva de sal na alimentação, apresenta na urina mais sódio que o normal. Quando a ingestão de água é grande, o volume urinário é bem maior. Ocorrendo o contrário, quando o indivíduo passa por uma restrição de água.

Cerca de 20% do fluxo plasmático renal são convertidos em urina final por ultrafiltração através dos capilares glomerulares. A urina primária é semelhante ao plasma, exceto por conter pequena quantidade das maiores proteínas plasmáticas.

Neste programa iremos estudar os mecanismos responsáveis pela excreção renal, ou seja, a eliminação dos produtos finais do metabolismo celular através da urina final.

Sangue


O sangue que percorre nossas artérias e veias através do sistema circulatório e possui extrema importância para nossa vida. Quando observado por meio de um microscópio, é possível verificar sua constituição se dá por um líquido amarelo, chamado plasma, onde flutuam um aglomerado de células brancas e vermelhas, água, proteínas, glicose e sais minerais.

Características, funções e componentes do sangue

Os glóbulos vermelhos são tão pequenos que em uma pequena gota de sangue são encontrados mais de cinco milhões deles. Os glóbulos vermelhos têm essa coloração graças à hemoglobina, que chega às veias sem oxigênio, após ter realizado sua distribuição, através das artérias, por todo o corpo. Como é o oxigênio que dá à hemoglobina a coloração vermelha, os glóbulos vermelhos das veias possuem de fato a coloração azul-arroxeada.

A vida útil dos glóbulos é curta, mas graças à medula de certos ossos é possível o nascimento de novos glóbulos a cada minuto.

No corpo de uma pessoa saudável, a distribuição destes glóbulos ocorre da seguinte forma: Para cada quinhentos glóbulos vermelhos, existe somente um glóbulo branco. Estes não possuem um formato definido, contudo, possuem tamanho superior se comparados aos vermelhos. Sua função em nosso corpo é tão importante quanto a dos glóbulos vermelhos, embora ocorra de forma bastante diferente. Os glóbulos brancos funcionam como verdadeiros "soldados de defesa", uma vez que protegem nosso organismo contra a invasão dos germes de inúmeras doenças. O combate contra estes germes ocorre com a absorção destes pelos glóbulos brancos que os absorvem, matando-os. A quantidade de glóbulos brancos geralmente é aumentada quando ficamos doentes, porém, este fato aumenta proporcionalmente a gravidade da doença.






Coração

coração e suas funções

O coração é um órgão muscular localizado abaixo do osso anterior do tórax (chamado de esterno). Tem aproximadamente o tamanho de um punho de um adulto, fechado.

Ele se compõe de dois sistemas de bombeamento independentes, um do lado direito e outro do lado esquerdo. Cada um destes sistemas tem duas câmaras – um átrio e um ventrículo. Os ventrículos são as principais “bombas” do coração.
Todas as células de nosso corpo necessitam de oxigênio para viver. O papel do coração é enviar sangue rico em oxigênio a todas as células que compõe o nosso organismo. As artérias são as vias por onde o sangue oxigenado é enviado. A aorta é a maior de todas as artérias, e se origina no ventrículo esquerdo. As artérias se dividem em ramos cada vez menores, até os capilares sistêmicos, que são vasos extremamente finos através dos quais o oxigênio sai para os tecidos. Após a retirada do oxigênio e o recebimento do gás carbônico que se encontrava nos tecidos, os capilares levam o sangue até as veias. As veias transportam sangue com baixa quantidade de oxigênio e alto teor de gás carbônico, desde os tecidos de volta ao coração e daí aos pulmões, chegando aos capilares pulmonares, onde o sangue volta a receber oxigênio e a ter o gás carbônico removido, sendo o processo reiniciado. O sangue flui continuamente pelo sistema circulatório, e o coração é a "bomba" que torna isso possível.



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Respeite o Trânsito


Atenção




Você não esta vendo de que cada 5 carros 4 estão sofrendo acidente!

Então respeitem as placas de trânsito,assim a comunidade fica melhor
Dirigir hoje em dia esta mais arriscado do que antigamente, pois as pessoas parecem não respeitar as leis de transito assim como elas as placas de sinalização.

É preciso começar a decifrar e olhar mais e respeitar as leis de transito assim como ela as placas de transito, pois como sinais de Pare, parar corretamente, E riscado ao meio não estacionar, não estacione, placa indicando Lombada, reduza a velocidade, coisas assim.

As pessoas respeitando corretamente as leis de transito e decifrando as placas menos acidentes acontecem nunca passar com velocidade em uma área escolar, pois terá sempre uma placa na esquina de um formato de uma criança dando a mão a um adulto, passando na faixa de pedestre o que indica que é uma área escolar, preste atenção, assim o transito flui melhor.


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sistema Respiratório

SISTEMA RESPIRATÓRIO

O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.

Em nosso organismo, o alimento é absorvido no intestino e conduzido pelo sangue até as células, onde é quebrado no processo de respiração celular aeróbia que consome oxigênio, forma água e gás carbônico, com liberação de energia, para que ocorra esse processo é preciso uma fonte de energia sendo a principal fonte a glicose, proveniente da digestão de carboidratos . Durante a produção de energia, também ocorre a produção de calor


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

nomes mais feios do mundo

Atenção!

veja os nomes mais feios do mundo no site:



http://huha.com.br/2010/02/06/lista-dos-nomes-mais-feios-do-mundo
/

Analise dos rótulos de alguns alimentos industrializados


Nas aulas de ciências, cada aluno analisou um rótulo que trouxe de alimentos industrializados consumido em sua casa.
Os objetivos desta atividade eram conhecer os ingredientes utilizados na fabricação do produto e também analisar a tabela nutricional fornecida pelo fabricante.
Constatamos que:
- Todos os alimentos industrializados possuem muitos aditivos químicos em sua composição,tais como: corantes, aromatizantes, conservantes,...
- Na tabela nutricional os alimentos mais calóricos são justamente os mais apreciados por nosso paladar.
- A quantidade de fibras,vitaminas e sais minerais é mínima.
- Alguns alimentos possuem uma grande quantidade de sódio.
Concluímos que os alimentos industrializados possuem grande quantidade de substâncias que prejudicam a nossa saúde quando consumidos em excesso.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

quarta-feira, 4 de agosto de 2010



Características da população e gastronomia de alguns países que participaram
.

"Torta folhada de Múrcia"


Culinária Espanhola

outros pratos igualmente reverenciados neste país rico em carnes, frutos do mar e doces. São produtos de uma culinária simples, mas que hoje vive a chamada "Nueva Cocina Española", cujo esforço está em oferecer requinte e experiências inovadoras ao que já é tradicional.

Tão reverenciados quanto a paella são as "Patatas a la importancia", os "Bolinhos natalinos de peru", as "Lulas recheadas" e o "Arroz negro com lulas", especialidades comuns em todo o litoral Mediterrâneo.

As sobremesas, por sua vez, pedem considerações especiais, já que os postres --como são chamadas por toda Espanha, são as principais estrelas da confeitaria. O "Toucinho do céu", as "Maçãs assadas", o "Arroz doce", o "Queijo ricota com mel e castanhas" e a famosíssima "Crema catalana" estão entre os destaques doces.

Há ainda de se falar da herança árabe na cozinha espanhola.

É deste caldeirão mouro que surge a famosa "Torta folhada de Múrcia", tipo de empadão recheado com carnes diversas.


geografia da espanha


Espanha tem uma população de mais de 40 milhões de habitantes. A maior parte dos espanhóis são pessoas educadas segundo a Religião Católica e os valores familiares são muito importantes.

Geograficamente, é um país muito variado. Tanto possui grandes extensões de praia ao longo de toda a costa, como tem enormes montanhas cobertas de neve, nas regiões interiores. Na maior parte de Espanha, há sol durante todo o ano, com uma temperatura média anual em torno dos 20 graus Celsius.

comidas tipicas do brasil


Comidas tipicas do Brasil:
- Pé de Moleque higiene a vitó
- Bolo de Batata Doce
- Bolo de Fubá
- Quindim
- Mungunzá
- Canjica
- Pamonha
- Maria Mole
- Feijoada
- Pão de Queijo
- Churrasco
- Arroz de Carreteiro
- Barreado
- Caldeiradas de Peixes
- Carne de Sol e charque
- Buchada de Bode

quarta-feira, 14 de julho de 2010

dados principais e geografia do brasil


DADOS PRINCIPAIS

ÁREA: 8.514.215,3
CAPITAL: Brasília
POPULAÇÃO: 183,9 milhões (2007)
- Sudeste (77,8 milhões), Nordeste (51,5 milhões), Sul (26,7 milhões), Norte (14,6 milhões).
QUANTIDADE DE MUNICÍPIOS: 5.435
MOEDA: Real ( R$ )
NOME OFICIAL
: República Federativa do Brasil
NACIONALIDADE: brasileira
DATAS NACIONAIS: 7 de setembro (Dia da indepêndencia )

GEOGRAFIA DO BRASIL:

LOCALIZAÇÃO: leste da América do Sul
FUSO HORÁRIO: horário de Brasília (oficial)
CLIMA DO BRASIL
: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical atlântico, subtropical e semi-árido
CIDADES DO BRASIL (PRINCIPAIS)
: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Recife, Manaus, Curitiba, Florianópolis, Belém, Maceió, Cuiabá, João Pessoa, Fortaleza, São Luis.
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA:
Pardos: 42,6%, Brancos: 49,7%, Negros: 6,9%, Indígenas: 0,3%, Amarelos: 0,5% (Fonte: PNAD 2006).

dados principais,geografia e culinaria da coréia do norte

DADOS PRINCIPAIS:
Nome oficial:
República Democrática Popular da Coréia (Choson Minchu-chui Inmin Konghwa-guk).
Nacionalidade: norte-coreana.
Data nacional: 9 de setembro (Independência)
Capital: Pyongyang.
Cidades principais: Pyongyang (2.500.000) (1996); Namp'o (731.448), Hamhung (709.730), Ch'ongjin (582.480) (1993).
Idioma: coreano (oficial).
Religião: crenças tradicionais 15,6%, chundo kyo 13,9%, budismo 1,7%, cristianismo 0,9% (católicos), sem filiação e ateísmo 67,9% (1980).

GEOGRAFIA:
Localização: leste da Ásia.
Hora local: +12h.
Área: 120.538 km2.
Clima: temperado continental.
Área de floresta: 62 mil km2. (1995).

Comidas tipicas da coreia do norte

Panquecas, massas, frutos do mar, risotos, Pajeon (legumes e frutos do mar fritos), pratos com macarrão, Sundae (salsicha recheada com feijão e vegetais), Ramyeon (lámen - macarrão com ervas e legumes - com carne de porco ou peixe) e o Gimbap (uma espécie de sushi feito com arroz, alga, legumes e omelete)



sexta-feira, 9 de julho de 2010

nome aficial e aria geografica da africa do sul

A África do sul é o país mais meridional de África, ocupando a maior parte da extremidade sul do continente desde o oceano atlântico, a oeste, e o oceano indico

Nome oficial:
República da África do Sul

comidas tipicas da africa do sul

Nas comidas sul-africanas também são preservados costumes da cultura inglesa, que foram aprendidos por escravos que trabalharam para essas familias

Como tudo no país, as riquezas europeias e da época da colonização podem ser encontradas até hoje, em razão da preservação desses costumes. E a alimentação é uma delas.

Os pratos da culinaria sul-africana são exóticos, comem-se grilos fritos, por exemplo.

Muito presentes, as carnes vermelhas são utilizadas, pois os pratos apresentam fortes sabores.

O cozinheiro-chefe que preparava as comidas de Nelson Mandela, afirma que o prato preferido do ex-presidente do país é o bobotie, um cozido de carne moída, pão, leite, cebola, castanhas, passas, damascos, curry, etc.

costa do marfim

DADOS PRINCIPAIS:
Nome oficial: República da Costa do Marfim (République de Côte-d'Ivoire).
Nacionalidade: marfinense.
Data nacional: 07 de agosto (Independência) - 1960 (da França)
Capitais: Abidjan (sede do governo), Yamoussoukro (administrativa).
Cidades principais: Abidjan (4.300.000); Bouaké (831.000), Yamoussoukro (201.000), Daloa (174.000 e Korhogo (120.000) - 2005.
Idioma: francês (oficial), diula, baulê.
Religião: islamismo 38,7%, cristianismo 26,1% (católicos 20,8%, protestantes 5,3%), animismo 17%, ateísmo 13,4%, outras 4,8% (1988).
Código telefônico internacional: 225.
Código de internet: ci.


GEOGRAFIA:
Localização: oeste da África.
Hora Local: + 3h (UTC + 0h).
Área: 322.463 km2.
Clima: subequatorial de floresta (S), tropical úmido (NO), tropical seco (NE - savana e floresta clara).
Área de floresta: 55 mil km2 (1995).

culinaria da costa do marfim


A gastronomia do país é formada por preparações simples, mas a excelente qualidade dos ingredientes é fundamental para torná-las magníficas. Destaque para os peixes e mariscos de água doce ou salgada. A maioria é grelhada com molhos à base de gergelim ou nozes e acompanham arroz, mandioca e milho.
Entre as carnes, o prato mais exótico é feito com a carne de antílope.
Os presuntos e conservas também podem ser saboreados na maioria dos restaurantes. E durante a sobremesa, nunca faltam frutas frescas, especialmente a banana frita, ou doces preparados com cacau e nozes”.




Portugal

Portugal, oficialmente República Portuguesa

Os portugueses são o povo ou nação com origem em Portugal, na penicula ibérica, no sudoeste da Europeia. O português é a sua língua, e o catolicismo.

Geneticamente, os dados apontam para uma fraca diferenciação interna dos portugueses, cuja base é essencialmente continente européia de origem paleolítica. A base genética da população do território português mantém-se aproximadamente a mesma nos últimos quarenta milénios, apesar da presença de inúmeros povos no território português que também contribuíram para o património genético dos seus habitantes.

Portugal, nação e estado soberano, cuja parte continental está situada na Europa, no seu extremo sudoeste, é o estado que no continente europeu se mantém nos seus limites actuais, desde os tempos mais antigos.
Da República Portuguesa fazem parte as duas regiões autónomas - Açores e Madeira - arquipélagos situados no Oceano Atlântico.

O País confina a Norte e a Leste com a Espanha, a Ocidente e a Sul com o Oceano Atlântico. A superfície do continente é de 88.796 Km2, a da Região Autónoma dos Açores é de 2 330 Km2 e a da Madeira é de 779Km2, perfazendo um total para o País de 91.905Km2.

A localização geográfica do País proporciona não só um acesso rápido ao mercado europeu, mas também à costa atlântica da América do Norte, da América Latina e ao Continente Africano.

http://site.spacewar.com.pt/imgs/BandeiraPortugal01.gif

segunda-feira, 5 de julho de 2010



São alimentos que favorecem o bom funcionamento do organismo.




http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-alimentos-funcionais/alimentos-funcionais.php

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Importâmcia das Fibras


A fibra tem um importante papel para a saúde e deve estar presente numa alimentação saudável. Reduz o risco de uma grande variedade de doenças relacionadas com o sistema digestivo, tais como o cancro do cólon, as hemorróidas, prisão de ventre e outras doenças associadas. O tipo de fibra insolúvel em água é mais eficaz nestes casos.

Já a fibra solúvel tem um papel também importante, mas noutras áreas, contribuindo para evitar o excesso de colesterol, melhorar as diabetes e suavizar e proteger a mucosa intestinal.

Numa alimentação onde exista carência de fibras, registam-se prisão de ventre, diverticulose, arteriosclerose e um maior risco de cancro. Contudo, as fibras devem ser consumidas dentro dos limites estabelecidos como saudáveis, e em excesso, podem ter consequências negativas. Em caso de excesso, existe o risco de reduzir grandemente a absorção de ferro, zinco e outros minerais importantes, podendo mesmo causar colite.

terça-feira, 22 de junho de 2010





A pirâmide alimentar é uma guia para uma alimentação mais saudável. Ela também orienta as pessoas dos nutrientes dos alimentos.

pirarâmide alimentar

Os carboidratos possuem a função de dar energia ao corpo. Os alimentos que possuem carboidratos
são: arroz,feijão,batata,pão,macarrão,banana,uva,maça,bolo. Nós temos que consumir seis a onze porções ao dia.

As vitaminas
controlam ou regulam varias atividades da célula e a função do corpo os alimentos que possuem vitaminas são:
leite,ovos,manteiga,quejo,figado,couve,brócolis,cenoura,abóbora,mamão,manga,maça,espinafre,batata doce.
Frutas,verduras de três a cinco porções.
Os sais minerais são o que fortalece os ossos e os dentes. O leite e as outras coisas que vem dos animais são ricos em sais minerais.

As proteinas são as principais substâncias de construção do corpo. Os alimentos rios em proteinas são os figados,ovos,,peixes,carne de vaca,e queijo, devemos ser consumidos de duas a três porções diarias.

Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).

Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:

- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.

- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.

- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.

- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.

Os produtos que possue lipídiossão Margarinas,Milho,Aveia,Soja,Gergilim,Cevada,Trigo integral,Centeio,Óleo de canola,Óleo de soja,Óleo de peixes. Nós devemos comer esses alimentos de uma a duas porções diárias.




segunda-feira, 14 de junho de 2010

terça-feira, 11 de maio de 2010




A educação é tudo para nossa vida.



fiquem de olho nas nossa novidades.