quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Fibra óptica

Uma fibra óptica é composta basicamente de material dielétrico (em geral, sílica ou plástico), segundo uma longa estrutura cilíndrica, transparente e flexível, de dimensões microscópicas comparáveis às de um fio de cabelo.

A estrutura cilíndrica básica da fibra óptica é formada por uma região central, chamada de núcleo, envolta por uma camada, também de material dielétrico, chamada casca, como mostrado na figura abaixo. A secção em corte transversal mais usual do núcleo é a circular, porém fibras ópticas especiais podem ter um outro tipo de secção (por exemplo, elíptica).

A composição da fibra óptica, com material de índice de refração ligeiramente inferior ao do núcleo, oferece condições à propagação de energia luminosa através do seu núcleo. A fibra óptica propaga luz por reflexões sucessivas.

A capacidade de transmissão (banda passante) de uma fibra óptica é função do seu comprimento, da sua geometria e do seu perfil de índices de refração. Existem duas classes principais de fibras: monomodo e multimodo.

A atenuação em fibras ópticas é causada por múltiplas fontes. Nelas existem regiões espectrais (janelas de transmissão) onde a atenuação é mínima.








http://penta.ufrgs.br/redes.94-2/nunes/fibras.html

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Conceito da luz

Para a física e em termos estritos, a luz corresponde uma parte do espectro da radiação electromagnética localizada nos comprimentos de onda situados entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. Em termos mais gerais, o termo luz também pode ser utilizado para designar todo o espectro de radiação electromagnética designando a pequena faixa localizada entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta como luz visível, dado que é esta a faixa a que o olho humano é sensível.

http://www.knoow.net/cienciasexactas/fisica/luz.htm
Tabela de Decibéis

O decibel nada mais é do que uma expressão da relação entre dois sinais. Os sinais podem ser tensões, correntes ou níveis de potencia. Quando convertido para a forma de notação decibel, entretanto, os logaritmos das relações são usados ao invés das taxas aritméticas simples. É o uso do logaritimo das relações que torna possível substituir multiplicação e divisão por soma e subtração.

O decibel foi originalmente concebido pela industria da telefonia para descrever os ganhos e perdas de sinais de áudio nos circuitos de telefones. A unidade original foi denominada bel após Alexandre Graham Bell, o inventor do telefone. Na maioria das atividades da eletrônica, entretanto, o bel provou ser uma unidade grande, logo o decibel ( um décimo de um bel ) foi adotado como notação padrão.



http://www.sarmento.eng.br/Tecnica07.htm

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

maquinas

Utilização da alavanca

Alavanca é uma barra que pode girar em tôrno de um ponto de apoio. Quando você usa um pedaço de pau para deslocar uma pedra ,um quebra-nozes para abrir castanhas ou uma pinça de confeitaria para pegar um doce você está usando uma alavanca.

As alavancas podem ser divididas em três classes. Nas alavancas da primeira classe (alavancas interfixas), o ponto de apoio está entre o ponto de aplicação da fôrça de ação e o da fôrça de resistência .

Nas da segunda classe, o ponto de aplicação da fôrça de resistência (alavancas inter-resistentes) está entre o da fôrça de ação e o ponto de apoio. Nas da terceira classe (alavancas interpotentes), a fôrça de ação está aplicada entre a de resistência e o ponto de apoio.

Vantagem mecânica de uma alavanca.

Você pode determinar a vantagem mecânica de uma alavanca obtendo a relação entre a distância de ação e a distância de resistência. A fôrça de ação deve-se deslocar verticalmente de 2cm para elevar a carga de 1cm.

Você também pode achar a vantagem mecânica da alavanca medindo os braços de alavanca de cada fôrça. Braço de resistência é a distância entre o ponto de apoio e a fôrça de resistência.

Anàlogamente braço de ação é a distância entre o ponto de apoio e a fôrça de ação. Para obter a vantagem mecânica da alavanca divida o braço de ação pelo braço de resistência.